Como Calcular o IPTU 2021 – Valor e Alíquotas

Calcular o IPTU 2021: Já nos aproximamos do fim de mais um ano e os proprietários de imóveis urbanos já começam a pensar no imposto que devem pagar no início do ano: o IPTU.

Você que tem dúvidas sobre como calcular o IPTU 2021 de seu imóvel poderá conferir neste artigo explicações, dicas e demais informações sobre o imposto.

O que é IPTU?

Como Calcular o IPTU 2021

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, popularmente conhecido como IPTU, é o tributo que deve ser pago todos os anos pelos contribuintes proprietários, locatários ou posseiros de qualquer imóvel localizado em zona ou extensão urbana. A cobrança ocorre para qualquer imóvel, seja edificado (como casas, lojas, prédios) ou não edificado (como terrenos).

A responsabilidade legal do IPTU é dos municípios. Assim, cada Prefeitura/Câmara de Vereadores, através de suas Secretarias Municipais, de Administração, Finanças ou Fazenda que define e divulga anualmente as regras de cada exercício.

Entre as regras que devem ser definidas pelas Administrações Municipais estão:

  • prazos para pagamento.
  • condições para isenção.
  • descontos concedidos.
  • base de cálculo e sua devida atualização.
  • alíquotas adotadas.

Cada município define qual alíquota será aplicada sobre os valores dos imóveis (que são base de cálculo), o que resultará no valor do imposto a ser pago pelo contribuinte.

As alíquotas podem variar de acordo com:

  • as características dos imóveis (residenciais, comerciais, terrenos).
  • sobre seus valores (alíquotas por faixas de valor venal).
  • pela localização do imóvel na cidade (bairros).

Como calcular o IPTU 2021

Calcular o IPTU 2021

Para calcular o IPTU 2021 do seu imóvel, será preciso primeiramente conhecer dentro das regras qual é a alíquota correspondente estabelecida pela legislação do seu município.

Após saber qual é a alíquota, basta multiplicá-la pelo valor do imóvel que consta na Planta de Valores da cidade, que nada mais e do que um estudo com os valores de mercado de cada um dos imóveis urbanos do município.

Normalmente quase todos os municípios do país utilizam o acúmulo da inflação dos últimos doze meses para atualizar os valores do IPTU, mas o correto a se fazer é atualizar a Planta de Valores, pois os imóveis podem receber melhorias e consequentemente se valorizarem, da mesma forma que podem sofrer uma queda de preço por razões diversas.

O índice mais utilizado pelas Prefeituras para atualizar o IPTU é o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é o índice oficial de inflação do Brasil, calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para o ano de 2021 este índice estimado é de 3,50%.

Compartilhe com seus amigos: