Pagar o IPTU 2021 Atrasado: atualizar 2ª via boleto

IPTU 2021 Atrasado: Início do ano é o momento de pagar as tradicionais contas e impostos, como é o caso do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, tradicionalmente conhecido como IPTU.

Perder a data de pagamento, encontrar um débito de anos atrás ao efetuar uma limpeza nas gavetas e até mesmo não ter conhecimento sobre a obrigatoriedade de pagar o imposto são alguns fatos que podem ocorrer com qualquer contribuinte.

Abaixo vamos mostrar aos contribuintes que se encontram nesta situação como é fácil pagar o IPTU 2021 atrasado, ou até mesmo de anos anteriores. Confiram:

O que você verá:

Como funciona a cobrança do IPTU?

Pagar o IPTU 2021 Atrasado

O IPTU tem incidência anual e deve ser pago pelos contribuintes pela propriedade, posse ou domínio útil de qualquer imóvel localizado em zona ou extensão urbana. A obrigação é para todos os imóveis, independente de se tratar de imóvel residencial, comercial ou até mesmo imóvel sem edificações (lotes, terrenos).

A responsabilidade do IPTU é da Administração Municipal, pois o tributo é de caráter municipal. Dessa forma a Prefeitura, Câmara de Vereadores e Secretarias devem definir e divulgar anualmente aos contribuintes as regras e informações sobre o recolhimento do imposto.

Na maioria dos casos as informações são divulgadas no último trimestre do ano, entre os meses de outubro e dezembro. Entre estas informações está o calendário de vencimentos, que deve ser observado com atenção pelos contribuintes, para evitar eventuais atrasos e consequentemente cobrança de juros, multas e perda de benefícios, como descontos por adimplência e antecipação.

Por este motivo é importante sempre manter o imposto em dia, para evitar maiores transtornos.

Como Pagar o IPTU 2021 Atrasado?

IPTU 2021 Atrasado

É muito simples legalizar a situação e pagar o IPTU 2021 que esteja atrasado. Em muitos casos é possível regularizar os débitos sem sequer sair de casa. Ou seja, no conforto de casa basta acessar o website da Prefeitura Municipal do município do contribuinte.

Muitas Prefeituras dão anistia de juros e multas aos contribuintes com IPTU atrasado. Em todos os casos é possível realizar uma negociação muito interessante, com descontos de juros e prazo longo com parcelas baixas, facilitando e viabilizando o pagamento.

Como cada município tem suas próprias regras, pois cada uma possui uma legislação diferente, a única forma de pagar o IPTU 2021 atrasado é entrando em contato com a Prefeitura Municipal e com a Secretaria de Fazenda, Finanças, Administração, Tributação ou de Receita para obter informações e realizar a negociação.

Acesse no menu lateral o seu Estado e posteriormente a sua cidade. Assim será possível obter informações sobre o IPTU 2021 do seu município e também as opções de contato para resolver as pendências.

Compartilhe com seus amigos: