IPTU 2021: o que é e como funciona a cobrança?

IPTU 2021: Neste artigo os contribuintes proprietários, locatários e posseiros de imóveis localizados em zona ou extensão urbana de todo o país poderão conferir informações sobre consulta e emissão de 2 Via do IPTU 2021. Confiram:

O que é o IPTU?

O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária. São tributados todos os tipos de imóveis, ou seja, residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio.

O fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse.

Como o imposto é de caráter municipal, os responsáveis pela sua legislação e sua arrecadação são as Prefeituras de todo o país, que através de suas Câmaras de Vereadores atribuem ou alteram as regras e de suas Secretarias de Finanças, Administração, Receita e Fazenda realizam o recolhimento do imposto.

Base de Cálculo – Alíquotas e valor do imóvel

IPTU 2021 - o que é e como funciona a cobrança

A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, que é o valor pelo qual um bem é comercializado, com pagamento à vista, em condições normais de mercado. Alguns fatores são considerados para calcular o valor venal do imóvel: O tamanho do terreno, a localização, a sua área construída e ainda a sua qualificação, ou seja, o tipo de acabamento desta construção.

Cada município atribui alíquotas para serem utilizadas na base do cálculo do IPTU a ser recolhido. As alíquotas podem variar conforme a localização do imóvel na cidade, o seu valor de mercado e a sua característica (residencial, comercial, terrenos, etc.).

O IPTU 2021 é calculado através da multiplicação do valor venal do imóvel pela respectiva alíquota.

Consulta e 2ª Via do IPTU 2021

IPTU 2021 - o que é

Entre os últimos meses de um ano a Prefeitura define e divulga as regras referentes ao exercício seguinte.

Normalmente, a partir de janeiro os carnês para pagamento são encaminhados às residências dos contribuintes através dos Correios.

Aqueles que tiverem problemas no recebimento de seu carnê deverão entrar em contato com o setor responsável pelo IPTU 2021 para emitir a 2 Via. Este serviço sempre está disponível também pela internet, onde é possível realizar consultas e solicitar outros serviços relacionados ao imposto.

Praticamente todas as Prefeituras de nosso país oferecem aos contribuintes a opção de descontos em caso de antecipação dos pagamentos. Estes descontos podem chegar a 20% na maioria dos casos.

Acesse no menu o seu Estado e logo em seguida a sua cidade para conhecer as regras e obter informações detalhadas sobre o IPTU 2021 do seu município.

Compartilhe com seus amigos: