IPTU 2021: consultar, calcular valor, 2ª Via, pagar

O início do ano é o duro momento de quitar (ou começar a pagar) os tradicionais compromissos financeiros comuns a esta época. Entre eles está o IPTU 2021 – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Abaixo os contribuintes proprietários de imóveis de todo o país poderão acompanhar um artigo completo sobre este tributo, de forma simples e de fácil compreensão. Além disso, poderão também saber como consultar as regras específicas do IPTU 2021 de sua cidade.

Como funciona o IPTU?

IPTU 2021

Da mesma forma que os proprietários de veículos devem pagar todo ano o IPVA, os proprietários de imóveis devem quitar o seu IPTU. Ou seja, o IPTU é o imposto devido sobre a propriedade de imóveis.

Entretanto, o tributo se aplica somente a imóveis da zona e extensão urbana dos municípios brasileiros.

Como funciona o cálculo do IPTU 2021?

Também da mesma forma que o IPVA, o IPTU é calculado tendo como base o valor do bem. No entanto, diferentemente do que acontece no imposto sobre veículos, onde os seus valores de mercados são tabelados, no IPTU são muitas e muitas as regras de valoração dos imóveis.

Outra semelhança entre os dois impostos está na aplicação de uma alíquota sobre o valor do bem.

Valor do Imóvel e Alíquotas

Em primeiro lugar, o valor venal (valor de mercado) do imóvel é definido considerando todas as suas características, como localização, área construída, qualidade do acabamento, estado de conservação, etc.

Normalmente as Prefeituras de todo o país têm uma Planta de Valores. Nesta Planta constam todos os imóveis cadastrados da cidade e suas respectivas características. Conforme os imóveis vão sendo modificados (benfeitorias, construções, reformas) esta Planta também é atualizada. Como resultado, o valor do imóvel tende a mudar. Provavelmente seu imposto devido também mudará.

Sobre o valor destes imóveis é aplicada uma alíquota pelas Prefeituras. Cada uma tem suas regras, definidas através de suas Leis Municipais. A multiplicação destes dois valores resulta no valor do IPTU 2021 a ser pago.

Como obter isenção do IPTU 2021?

Da mesma forma que as alíquotas são definidas por legislação, a isenção do IPTU também depende de regras estabelecidas legalmente no município.

No entanto, as regras tendem a ser bem parecidas mesmo em cidades diferentes. Costumam ter direito à isenção os imóveis:

  • Com valor venal baixo, até o limite estabelecido pela Prefeitura.
  • De contribuintes portadores de deficiência ou de doenças consideradas graves.
  • De contribuintes carentes e aposentados de renda abaixo do teto estabelecido pela Prefeitura.

Formas de Pagamento do IPTU

Normalmente o IPTU pode ser pago à vista com descontos oferecidos pelo fisco municipal. Estes descontos podem ser de 3% a 20%, ou seja, variam bastante. Há cidades que sequer oferecem desconto para pagamento à vista.

Também existe o parcelamento. Durante o ano as parcelas podem ser pagas, normalmente sem oferta de desconto para esta opção de quitação.

Onde pagar o IPTU?

O IPTU 2021 pode ser pago em instituições credenciadas para o recebimento. Normalmente todos os bancos estão habilitados a receber o boleto do IPTU 2021, bastando se dirigir a estas instituições com o carnê recebido em casa ou emitido pelo site da Prefeitura.

Descontos Oferecidos – Como obter Descontos?

Além dos descontos oferecidos pelo pagamento em Cota Única, há alguns casos em que os contribuintes contam com mais descontos. Em suma, dá-se um desconto maior em alguns casos para bons pagadores. Em outras palavras, quem paga em dia seu IPTU pode receber desconto no(s) ano(s) seguintes, a depender das regras fixadas pela Prefeitura.

Programa de Descontos

Municípios maiores oferecem ainda a opção de deduzir créditos de Programas Fiscais no IPTU. Assim, os cidadãos são motivados a sempre pedir a nota fiscal de suas compras de bens e serviços, e a Prefeitura passa a arrecadar mais. Como resultado, quem sempre pede a nota fiscal acumula pontos que podem ser revertidos em desconto no IPTU. Verifique se sua cidade possui esta modalidade de programa e aproveite.

E se eu não pagar o IPTU 2021, o que acontece?

De acordo com estudo realizado pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, somente um terço dos imóveis brasileiros têm IPTU em dia.

Muitas pessoas pensam que não podem ter problemas com o não pagamento do imposto, mas não é bem assim.

A partir do momento em que o IPTU entra em atraso ele passa a ser corrigido e acrescido de multa e juros. Depois disso, o nome do proprietário pode ser protestado e incluído na Dívida Ativa do município, o que pode ser um empecilho na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel.

Além disso, caso a Prefeitura leve à frente a cobrança, de forma judicial, bens do contribuinte podem ser executados, inclusive o próprio imóvel que deu origem à dívida. Portanto, pense bem antes de não pagar o seu IPTU 2021.

Como consultar o IPTU 2021?

Algumas cidades já têm seu próprio aplicativo para que os contribuintes gerenciem o IPTU de seus imóveis. No entanto, a maioria das consultas ainda é feita pelos sites oficiais das Prefeituras e suas Secretarias.

Até pouco tempo quase todos os contribuintes recebiam os carnês em casa. Mas a cada ano que passa o papel vem sendo abolido. É possível consultar e pagar o IPTU 2021 sem sair de casa e sem imprimir nenhum papel.

Imprimir 2ª Via do Boleto do IPTU 2021

Neste site, especializado sobre o assunto, você terá acesso a todas as informações do IPTU 2021 das principais cidades do país. Dentro da página individual de cada município será possível acompanhar o passo a passo para a emissão da Segunda Via do IPTU.

Acesse o IPTU de sua cidade:

Abaixo iremos disponibilizar links para que você acesse facilmente as informações do IPTU 2021 da sua cidade. Conforme formos buscando e disponibilizando as informações a lista será atualizada.

SUDESTE

Espírito Santo

IPTU Cariacica

IPTU Vila Velha

IPTU Vitória

Minas Gerais

IPTU BH

IPTU Contagem

IPTU Ipatinga

IPTU Uberlândia

IPTU Uberaba

IPTU Varginha

Rio de Janeiro

IPTU Belford Roxo

IPTU Duque de Caxias

IPTU Macaé

IPTU Nova Iguaçu

IPTU Niterói

IPTU Rio de Janeiro

IPTU São Gonçalo

São Paulo

IPTU Barueri

IPTU Campinas

IPTU Cotia

IPTU Diadema

IPTU Guarujá

IPTU Guarulhos

IPTU Jundiaí

IPTU Osasco

IPTU Piracicaba

IPTU Presidente Prudente

IPTU Ribeirão Preto

IPTU Santo André

IPTU Santos

IPTU São Caetano do Sul

IPTU São Paulo

IPTU Sorocaba

SUL

Paraná

IPTU Cascavel

IPTU Curitiba

IPTU Londrina

IPTU Maringá

IPTU Ponta Grossa

Rio Grande do Sul

IPTU Pelotas

IPTU Porto Alegre

IPTU Santa Maria

Santa Catarina

IPTU Blumenau

IPTU Criciúma

IPTU Florianópolis

IPTU Joinville

CENTRO OESTE

Distrito Federal

IPTU DF – Brasília

Goiás

IPTU Goiânia

Mato Grosso

IPTU Cuiabá

Mato Grosso do Sul

IPTU Campo Grande

IPTU Dourados

NORDESTE

Alagoas

IPTU Maceió

Bahia

IPTU Feira de Santana

IPTU Salvador

Ceará

IPTU Fortaleza

Maranhão

IPTU São Luís

Paraíba

IPTU João Pessoa

Pernambuco

IPTU Recife

Piauí

IPTU Teresina

Rio Grande do Norte

IPTU Natal

Sergipe

IPTU Aracaju

NORTE

Acre

IPTU Rio Branco

Amapá

IPTU Macapá

Amazonas

IPTU Manaus

Pará

IPTU Belém

Rondônia

IPTU Porto Velho

Roraima

IPTU Boa Vista

Tocantins

IPTU Palmas

 

Compartilhe com seus amigos: