IPTU Belém 2021: pagamento, descontos e parcelamento

Os contribuintes de Belém, capital do Estado do Pará, podem quitar o IPTU 2021 mais uma vez com muitos descontos. Isso porque as regras de pagamento foram mantidas como nos últimos anos.

Com o intuito de auxiliar os contribuintes seguem abaixo as informações de reajustes, pagamentos, descontos e 2ª Via referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2021 de Belém.

Sobre o IPTU Belém 2021

IPTU Belém PA 2021

Conforme previsto,  o IPTU 2021 Belém não sofreu nenhum aumento real. O tributo sofreu apenas um reajuste referente ao acúmulo da inflação no último ano, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.

Esta regra de reajuste/atualização está prevista na legislação municipal que trata sobre o IPTU.

Veja também: Saiba tudo sobre o IPTU 2021.

Isenção do IPTU

A Prefeitura da cidade de Belém concede isenção do imposto em alguns casos. São eles:

  • Ex-combatente (benefício estendido à viúva e filho inválido, desde que o imóvel sirva apenas como moradia ou Associação de ex-combatentes).
  • Aposentado por invalidez, com renda única e inferior a dois salários mínimos, com imóvel único utilizado apenas como moradia.
  • Contribuintes convocados a soldado da borracha, com benefício extensivo a viúva e filhos inválidos desde que o imóvel seja utilizado apenas como moradia.
  • Entidades de práticas desportivas.
  • Instituições religiosas, culturais, artísticas e científicas% mais aro em relação ao último ano.
  • Centros comunitários, associações e ONG’s.
  • Sindicatos e Federações.
  • Imóveis tombados como patrimônio histórico e bom estado de conservação.

A solicitação da isenção é feita mediante ao comparecimento do contribuinte na Central de Atendimento, levando todos os documentos necessários, em cada caso.

Formas de Pagamento IPTU Belém 2021 – à vista e parcelado

O pagamento do IPTU Belém 2021 poderá ser feito em Cota Única (à vista) ou em até 10 parcelas.

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá desconto de 10% com vencimento em 10 de fevereiro. Além disso, há a opção do pagamento à vista com em 10 de março, mas com desconto de 7%.

O parcelamento em 10 vezes ocorre entre os meses de fevereiro e novembro, no entanto, sem descontos.

Da mesma forma que nos últimos anos, em 2021 os contribuintes que não possuírem débitos ganharão 25% de desconto em imóveis residenciais e 30% em não residenciais. Assim, o percentual máximo de desconto do IPTU Belém 2021 pode ser de 35% e 40%, se aproveitadas todas as oportunidades oferecidas.

Onde pagar o IPTU? Bancos Credenciados.

O pagamento poderá ser feito nas agências, credenciadas:

  • Banco do Brasil (e Banco Postal)
  • Caixa Econômica Federal (e Casas Lotéricas)
  • Itaú Unibanco
  • Banco da Amazônia
  • Banpará
  • Bradesco
  • Santander

IPTU 2021 Belém atrasado, o que fazer?

IPTU Belém 2021

De acordo com a Prefeitura e a Sefin, cerca de 45% dos imóveis nos últimos anos ficaram em débito com o IPTU. Por esse motivo, com frequência a Prefeitura tem oferecido boas condições de regularização, com campanhas que dão descontos nos juros e multas acumulados.

O contribuinte poderá regularizar sua situação com o fisco municipal entrando em contato com as Centrais de Atendimento, as quais disponibilizaremos os dados de contato ao final deste artigo.

Segunda Via Boleto IPTU Belém 2021 – Consultar e Imprimir

A entrega dos carnês será feita pelos Correios e se inicia no mês de janeiro. O contribuinte que não receber ou invalidar o seu carnê poderá retirar a 2ª via do IPTU Belém 2021 no site oficial da Secretaria Municipal de Finanças, ou na unidade de atendimento da Sefin, conforme os dados que seguem abaixo.

O não recebimento do carnê não desobriga o cidadão do pagamento do imposto. Então, esteja atento às datas que informamos acima e aproveite todos os descontos oferecidos.

Veja também:

Contato e Atendimento IPTU Belém 2021

Embora a maioria dos serviços esteja disponível pela internet, também será possível obter atendimento presencial, bastando se dirigir aos locais abaixo:

  • Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, na praça Barão do Rio Branco, 23, em frente à igreja das Mercês, bairro da Campina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
  • Posto de Atendimento do distrito de Icoaraci, na rua Manoel Barata, 900, no prédio da Agência Distrital, bairro do Cruzeiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h
  • Posto de Atendimento do distrito de Mosqueiro, na travessa Pratiquara, 18, em frente à praça Matriz da Vila, de terça à sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados, das 8h às 13h
  • Estação Cidadania do shopping Pátio Belém ou no Posto Bel Fácil do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro.
Compartilhe com seus amigos: