IPTU Diadema 2021: consultar e imprimir 2ª via boleto

A Prefeitura Municipal de Diadema, no Estado de São Paulo, começará a enviar através dos Correios os boletos para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Diadema 2021.

Abaixo, os contribuintes que possuem imóveis na cidade poderão conferir novidades sobre pagamento com descontos, parcelamento, isenção, consulta e 2ª Via na Prefeitura. Confiram:

Como funciona o reajuste do IPTU?

IPTU Diadema 2021

Para o próximo exercício não são aguardadas muitas alterações nas condições de pagamento. Assim, devem ser mantidas basicamente as regras dos últimos anos.

No entanto, o IPTU 2021 pesará mais no bolso do contribuinte, já que todos os anos o imposto é reajustado pelo índice de inflação do país, que neste ano está em 2,60%.

Este percentual se refere ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Isenção – Quem é isento do IPTU?

De acordo com a Prefeitura de Diadema, podem receber isenção do imposto:

  • Aposentados
  • Pensionistas
  • Deficientes físicos
  • Emancipadores do município
  • Ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial
  • Pessoas Jurídicas declaradas de utilidade pública

Vencimento, Pagamento e Descontos IPTU Diadema 2021

Provavelmente o contribuinte terá duas opções de pagamento, assim como em todos os últimos anos:

A primeira opção é o pagamento à vista, com desconto de 10%. Neste caso o vencimento é em janeiro, na mesma data da primeira parcela.

Por outro lado, há o pagamento parcelado, que pode ser feito em até doze vezes. Contudo, não há direito a qualquer desconto da Prefeitura de Diadema – SP. Os vencimentos são de janeiro a dezembro.

A Prefeitura encaminhará aos contribuintes apenas dois boletos: um referente ao pagamento à vista, já com o desconto calculado, e outro referente à primeira parcela.

Caso o contribuinte opte pelo pagamento parcelado a Prefeitura enviará os demais boletos referentes às demais cotas.

Esta foi a forma encontrada pela Administração Municipal para contribuir com a preservação do meio ambiente e reduzir o gasto com papel.

IPTU 2021 de Diadema atrasado ou em Dívida Ativa

IPTU Diadema 2021 Prefeitura

Lembre-se de que a perda das datas de pagamento gera automaticamente e imediatamente o acréscimo de juros e multa. Além disso, obviamente o desconto concedido por antecipação é perdido.

Para que regularize a sua situação o contribuinte deve emitir uma guia atualizada, como mostraremos abaixo. Se acaso o débito for de anos anteriores e já estiver inscrita em Dívida Ativa do Município, o que sugerimos é entrar em contato com a Prefeitura para buscar o pagamento ou negociação.

Veja as regras do IPTU de outras cidades:

Consulta IPTU Diadema 2021 – Imprimir 2ª via Boleto

O contribuinte que não receber em sua residência o boleto para pagamento poderá emitir e imprimir a 2ª Via IPTU Diadema 2021 no site oficial da prefeitura Municipal, disponível no endereço eletrônico https://www.diadema.sp.gov.br.

Outra opção para solicitar a 2ª Via, consultas e serviços relacionados ao IPTU 2021 é se dirigir à Secretaria Municipal de Finanças, munido de documentos pessoais e um carnê de exercício anterior.

Compartilhe com seus amigos: