IPTU Guarulhos 2021: descontos, 2ª via boleto

Os contribuintes já buscam se informar sobre o IPTU Guarulhos 2021. Seguem abaixo importantes informações sobre reajustes, pagamentos, descontos e como obter a 2ª via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

IPTU Congelado – Cálculo do Valor e Reajuste do IPTU Guarulhos 2021

IPTU Guarulhos 2021 Congelado

Todo ano entre os meses de outubro e dezembro a SEFAZ – Secretaria de Fazenda anuncia as regras de exercício do IPTU para o ano seguinte. Dessa maneira, os contribuintes têm acesso às informações antecipadamente para que o pagamento do imposto seja efetuado corretamente.

Para o IPTU Guarulhos 2021, conforme previsto,  não ocorreram grandes mudanças nas regras de pagamento no imposto. Assim, pelo quarto ano consecutivo os contribuintes que pagam em dia têm o IPTU Congelado. Em outras palavras, significa que o valor não é reajustado desde 2017 para estes contribuintes que se mantêm em dia com a Prefeitura.

O valor a ser pago está diretamente relacionado com o valor venal do imóvel em questão. O reajuste esperado deve ser de acordo com o acúmulo da inflação nos últimos doze meses, calculado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Ou seja, quem perder as datas, além de arcar com juros e multas, ainda terá o valor global atualizado, perdendo o congelamento.

Como pagar o IPTU? Cota Única, Parcelamento e Descontos

O imposto pode ser pago em Cota única, com 10% de desconto e vencimento no mês de janeiro.

Outra opção de pagamento é o parcelamento do tributo em até doze vezes, com a primeira parcela vencendo no mês de janeiro, porém sem desconto.

Lembre-se: o não pagamento gera:

  • Multa
  • Juros
  • Perda do Congelamento do IPTU de 2017.

Assim, o valor pode aumentar consideravelmente em caso de atraso.

Vencimentos e onde pagar o IPTU 2021 de Guarulhos

IPTU Guarulhos 2021

As datas de vencimento serão dispostas de acordo com o CEP do contribuinte e serão informadas no próprio boleto de pagamento. Os primeiros vencimentos acontecem entre os dias 26, 27 e 28 de janeiro.

De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, há convênios com os bancos:

  • Santander
  • Original
  • Itaú
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica
  • Bancoob
  • Banco Mercantil do Brasil

Além disso, o Bradesco recebe o imposto, mas apenas no autoatendimento e na internet.

O pagamento deve ser efetuado em qualquer agência bancária destes bancos listados acima, ou também na internet, caixas eletrônicos, aplicativos ou correspondentes bancários até a data de vencimento.

Veja as regras do IPTU de outras cidades:

Imprimir 2ª Via do IPTU Guarulhos 2021

Os carnês de pagamento serão entregues nos endereços cadastrados antecipadamente, pelos Correios, mas antes disso será possível consultar e emitir pelo site.

Se o contribuinte tiver problemas com o recebimento do carnê também poderá emitir a 2ª via do IPTU Guarulhos 2021 no site oficial da Prefeitura no seguinte endereço eletrônico  http://fazenda.guarulhos.sp.gov.br/ .

Outra opção é se dirigir à Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão com o carnê do ano anterior e solicitar a emissão de um novo carnê.

Compartilhe com seus amigos: