IPTU Londrina 2021: 2ª via de boleto e vencimentos

A Prefeitura de Londrina, no Estado do Paraná, divulgou informações importantes a respeito do IPTU 2021. Neste artigo, com o intuito de manter os contribuintes atualizados, reunimos todas as novidades a respeito desse imposto.

O tributo mais uma vez foi reajustado somente de acordo com o acúmulo da inflação no país nos doze meses anteriores, conforme o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O índice, oficial para a inflação no Brasil, é calculado e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Sendo assim, o IPTU 2021 de Londrina-PR ficou 4,22% mais caro em relação ao exercício anterior.

Cálculo do Valor do IPTU Londrina 2021

IPTU Londrina 2021

Apesar de que na maioria dos casos o IPTU sofra somente um reajuste pela inflação, em casos pontuais o imposto pode subir além disso.

Como o IPTU é calculado tendo como base de cálculo o valor de imóvel de mercado, quanto mais cara for uma propriedade, maior o seu imposto, certo?! Assim, se melhorias, ampliações, construções e reformas forem realizadas, pode ser feito um novo cálculo pela Prefeitura, ajustando o IPTU.

Por isso que eventualmente a Planta de Valores da cidade é atualizada, justamente para adequar esses valores, que por muitas vezes ficam defasados.

Como pagar o IPTU Londrina 2021 com descontos?

O IPTU Londrina 2021, diferentemente do ano anterior, terá duas datas distintas para o vencimento da cota única e primeira parcela.

Dessa forma, os contribuintes deverão contar com um desconto de pelo menos 10% se efetuarem o pagamento à vista, no dia 27 de janeiro e, ao optar pelo parcelamento poderão pagar a primeira parcela até o dia 12 de fevereiro, sem descontos.

Lembrando que o desconto pode chegar a 13%, dependendo do histórico de pagamentos do contribuinte. Isso porque a cada ano com pagamento em cota única soma-se mais 1% de desconto no ano seguinte. Ou seja, quem vem pagando em cota única nos últimos anos vai ganhando um desconto maior, que pode chegar ao teto de 13%.

Por outro lado, quem preferir poderá parcelar o pagamento em onze vezes, com vencimentos em meses consecutivos, de janeiro a novembro. Contudo, sem direito a descontos.

Imprimir 2ª Via do IPTU Londrina 2021

Os boletos na cidade são entregues com antecedência pelos Correios. Porém, qualquer contribuinte pode imprimir a 2ª Via do IPTU Londrina 2021 no site oficial da Prefeitura.

Além da emissão e impressão das guias, neste endereço os contribuintes podem realizar serviços diversos.

Veja também:

Endereço e Telefone para atendimento do IPTU

IPTU Londrina 2021 Prefeitura

Por fim, caso seja necessário atendimento humano, na sede administrativa da Prefeitura, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico, haverá atendimento.

No Shopping Boulevard, na região leste, no Shopping Norte e no Armazém da Moda, região oeste também haverá atendimento com postos da Secretaria de Fazenda.

Em breve traremos novidades sobre o IPTU 2021 de Londrina. Aguardem!

Compartilhe com seus amigos: