IPTU Presidente Prudente 2021: isenção, descontos e 2ª via

Mais um ano se aproxima, bem como os compromissos financeiros comuns a esta época. Por isso, abaixo você poderá obter informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2021 de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo.

Cálculo do Valor e Reajuste do IPTU

IPTU Presidente Prudente 2021 SP

A Secretaria Municipal de Finanças é a responsável pela cobrança do IPTU na cidade. Através dela é que são divulgadas as regras, inclusive sobre reajustes para o exercício. Além disso, é a pasta que coordena o lançamento do imposto, calculando os valores dos imóveis e suas alíquotas correspondentes.

Em resumo, o cálculo do IPTU 2021 é o resultado da multiplicação do valor venal da propriedade pela sua alíquota. Assim, caso o imóvel receba alguma melhoria, naturalmente o seu imposto pode ficar mais caro.

Por outro lado, mesmo quando não há qualquer alteração no valor do imóvel, ainda assim ele pode ter o IPTU mais alto. Isso porque anualmente o IPTU de Presidente Prudente, bem como de outras cidades em todo o país, é reajustado. Este reajuste ocorre, geralmente, de acordo com o acúmulo da inflação. Assim, para 2021 o imposto fica 4,31% mais caro na cidade.

As demais regras do IPTU, conforme previsto, não tiveram alterações, sendo mantidos os prazos de pagamento, condições para isenção e descontos.

Isenção do IPTU Presidente Prudente 2021

De acordo com a Prefeitura, o prazo para o pedido de isenção do IPTU Presidente Prudente 2021 vai de 1º de outubro a 30 de novembro. Assim, caso aprovada, a isenção se refere ao ano seguinte.

Conforme a legislação municipal, podem requerer o benefício apenas os contribuintes que atenderem aos requisitos previstos na legislação, que são:

Isenção – imóvel com até 70m²

Neste caso, o interessado deve ser proprietário de apenas um imóvel, que deve ter área inferior a 70m². Além disso, ele deve ser exclusivamente de uso exclusivo residencial não pode existir qualquer tipo de débito atrasado.

Isenção do IPTU para aposentado ou pensionista

As mesmas regras acima devem ser observadas pelos aposentados ou pensionistas para obter isenção do IPTU. Além disso, a renda familiar mensal não pode ultrapassar UFMs (Unidade Fiscal Monetária), que atualmente correspondem a R$ 2.140,63.

O pedido deve ser efetuado pessoalmente na Coordenadoria Fiscal e Tributária, que fica no térreo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Consulta e 2ª via IPTU Presidente Prudente 2021

IPTU Presidente Prudente 2021 Prefeitura

Serão encaminhados às residências os carnês do IPTU 2021. Serão cerca de 130 mil lançamentos, todos entregues pelos Correios com antecedência aos prazos de pagamento.

Os contribuintes que não receberem o documento até o dia 31 de janeiro poderão solicitar a 2ª Via IPTU Presidente Prudente 2021 na Coordenadoria Fiscal e Tributária. O carnê poderá ser emitido também no site da Prefeitura.

Veja as regras do IPTU de outras cidades:

Descontos no Pagamento IPTU Presidente Prudente 2021 e parcelamento

Os vencimentos têm início em fevereiro, quando os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, como em todos os anos, terão desconto de 10%. Também haverá a possibilidade de parcelamento, mas sem direito a descontos.

Os vencimentos ocorrem sempre entre os dias 10 e 28 de cada mês. Todas essas datas estão nos carnês recebidos ou emitidos no site.

De acordo a Prefeitura, o IPTU 2021 poderá ser pago nos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Santander
Compartilhe com seus amigos: