IPTU Santos 2021: Vencimentos, 2ª Via, atrasado

Os contribuintes proprietários de imóveis na cidade de Santos, no litoral paulista, podem acompanhar abaixo informações sobre o IPTU 2021, como consultas, 2ª Via de boleto, pagamentos, descontos e reajustes.

A Secretaria Municipal de Finanças, responsável pelo recolhimento do imposto na cidade, divulgou informações e regras aos contribuintes. Contudo, poucas são as mudanças entre um ano e outro.

Sobre o reajuste IPTU

IPTU Santos 2021 SP

Conforme previsto, a única mudança para o IPTU 2021  foi a atualização dos valores recolhidos de acordo com o acúmulo da inflação. Todos os anos o IPTU de Santos é atualizado de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Em 2021 este índice encareceu o imposto em 2,31% em relação a 2020.

Isenção do IPTU Santos 2021 para aposentados

Aposentados que se enquadrem em regras estabelecidas pela Prefeitura podem receber isenção de 50% sobre o valor total referente ao IPTU anualmente.

A saber, para que tenha direito o aposentado precisa:

  • Ser proprietário de um único imóvel e nele residir.
  • Não possuir débitos com o Município.
  • Ter renda familiar de até seis salários mínimos vigentes.

A solicitação deve ocorrer no prazo previsto anualmente, até o fim de julho, no atendimento da Secretaria de Finanças (Sefin), dentro do Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro Histórico). Devem ser apresentados documentos que comprovem as condições listadas acima.

Consultar o IPTU Santos 2021 – Imprimir 2ª Via Boleto

IPTU Santos 2021

De acordo com a Prefeitura, a distribuição dos boletos para pagamento inicia-se em dezembro, através dos Correios. Porém, as entregas só serão finalizadas até o início de janeiro, com antecedência aos prazos de vencimento.

Se acaso o contribuinte  tiver problemas no recebimento do boleto ou queira antecipar o pagamento poderá emitir a 2ª Via do IPTU Santos 2021 no site oficial da Prefeitura. A guia está disponível no endereço eletrônico https://www.santos.sp.gov.br/.

Além disso, no endereço informado acima é possível realizar consultas e sanar eventuais dúvidas sobre o imposto.

Veja as regras do IPTU de outras cidades:

Como pagar o IPTU Santos 2021 – Vencimentos

Na cidade de Santos o IPTU 2021 pode ser liquidado parcelado ou à vista com desconto, conforme abaixo:

  • Cota Única, com vencimento em janeiro, e desconto de 4%.
  • Parcelado em 12 vezes, sem nenhum acréscimo e também sem descontos, com vencimentos entre janeiro e dezembro.

O pagamento poderá ser efetuado em toda a rede bancária, inclusive em correspondentes autorizados.

Para obter mais informações sobre o IPTU Santos 2021 basta se dirigir à Seção de Cobrança da Dívida Ativa (Secodi), da Procuradoria Fiscal, no Poupatempo, na Rua João Pessoa, 246, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Compartilhe com seus amigos: